Projeto Biohorta
"Ensinando você aprende.
Ajudando, você só não ajuda o outro, como também a si mesmo!”
Carina Biagi
O Museu da Cana nasceu para abrigar um dos mais importantes patrimônios históricos de nossa região, mas além da sua importância histórica, desde a sua abertura vem exercitando de forma diária seu compromisso com a sociedade.
Em oito anos de funcionamento, os trabalhos com a cultura, a educação, memória e meio ambiente resultaram em ações fortemente ligados a sociedade como forma de colaborar com o bem-estar comunitário acompanhando as necessidades frente as diversidades socioculturais em que vive.
Assim, como forma de ampliar seus projetos em 2022 e, acompanhando as mudanças necessárias frente à pandemia, a Horta Solidária do Museu da Cana, expande sua atuação através da criação do projeto “BioHorta” que servirá para atender com alimentos saudáveis e de qualidade, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, na região de Sertãozinho.
O projeto Biohorta além da doação de alimentos frescos, também é um instrumento pedagógico e cultural para as atividades de educação ambiental, trazendo reflexões sobre os modos de produção e de consumo saudável e ético. Será também um espaço para colaboração, troca de saberes e de estímulos para o encontro com o outro, por meio dos Saraus Culturais mensais.
A proposta do projeto é contribuir com alimentos, mas também discutir de forma prática a regeneração ambiental e a convivência harmoniosa entre Pessoas, Arte e Natureza.
O Museu da Cana alinhado com os museus contemporâneos, tem entre suas missões auxiliar o indivíduo e a coletividade a expandirem conhecimento, valores e princípios éticos, que sejam geradores de atitudes positivas e responsáveis frente à melhoria da qualidade de vida pessoal e social, e de um sólido compromisso com as gerações futuras.
Todas essas ações objetivam potencializar a utilização do patrimônio cultural sob guarda do Museu da Cana, no desenvolvimento e aprimoramento dos indivíduos, agregando novos valores à relação museu, sociedade e meio ambiente.
O projeto BIOHORTA, foi viabilizado por meio de uma parceria com a plataforma de financiamento coletivo “Benfeitoria”. Teve como parceiros as empresas Droga Raia e Drogasil por meio do fundo “Todo Cuidado Conta”, mais uma rede virtuosa de doadores amigos e solidários ao projeto, que por meio de doações viabilizaram sua realização.
Este engajamento coletivo para alcançarmos nossa meta financeira, fez toda a equipe envolvida na realização do projeto Biohorta constatar que todo nosso esforço vale a pena quando não estamos sozinhos. Somos muito gratos a toda esta rede de doadores.
Projeto Biohorta
O Museu da Cana nasceu para abrigar um dos mais importantes patrimônios históricos de nossa região,...
Assim, como forma de ampliar seus projetos em 2022, a Horta Solidária do Museu da Cana expande sua atuação através da criação do projeto “BIOHORTA”.
Implantação e Execução
Nos meses de fevereiro e março 2022, inicia a construção da horta com os conceitos da agricultura regenerativa,....
Colheita e Doação
O Museu da Cana conta com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Sertãozinho (SP), para o plantio da Biohorta, com doações de 1.000 mudas em março e julho de 2023....
Ação Educativa Ambiental
O Projeto Biohorta Museu da Cana, objetiva a doação de alimentos frescos, como também é um instrumento pedagógico....
Sarau
Dia 12 de março, celebramos o Sarau matinal do Projeto Biohorta no Museu da Cana....