top of page
PT
EN

MUSEU

Localizado no município de Pontal (SP), o antigo Engenho Central - construído no início do século XX e preservado em seu conjunto edificação/equipamentos/maquinários - acolhe o Museu da Cana.

Sonho antigo da família Biagi, o Museu tem como objetivo resgatar a memória industrial da cana-de-açúcar que tanto influenciou a história da nossa região e o desenvolvimento do Brasil.

O visitante encontra no local a imponente edificação, construída com arquitetura no estilo industrial britânico daquele período, com galpões amplos, tijolos aparentes e ornatos simples, preservada para abrigar o Museu da Cana.

O grande diferencial do Museu da Cana é seu acervo composto de moderna maquinaria escocesa de fim dos anos de 1880: moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores, trazidos da Europa para o Brasil ainda na época da monarquia e até hoje preservados em suas posições originais dentro da linha de produção do Engenho.  

Foto: Tânia Registro

Outros objetos de relevância histórica são as antigas semeadeiras, bombas de abastecimento, barris para beneficiar e purificar o açúcar, recipientes para o transporte de aguardente até o Porto de Santos, o carimbo que identificava as sacas de açúcar com a marca do Engenho, o maquinário das oficinas de manutenção e até mesmo o velho relógio que ficava no ponto mais alto da torre da usina.

 

O acervo também conta com objetos doados por Maurílio Biagi e seu filho Luiz Lacerda Biagi, adquirido de engenhos localizados na região nordeste do país, datados do século XVI período que representa os primórdios da produção de açúcar no Brasil.

 

Para sua implantação o Museu da Cana contou com atuação do Stúdio Sarasá, empresa especializada em restauro de patrimônio edificado de valor histórico, e os apoios do Ministério da Cultura, por meio da lei Rouanet, e do governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), com os patrocínios de Bradesco, Itaú BBA, Cia de Bebidas Ipiranga, Dow Agrosciences, Weg Motores Elétricos, Renk Zanini, Usinas Santo Antonio, São Francisco e Santa Vitória, Caldema, TGM Turbinas, Native Orgânicos, Biosev, Sermatec, Sorocaba Refrescos e CPFL Energia.

bottom of page