Usina Schmidt
Exposição principal
O visitante encontra na exposição principal do Museu da Cana a Usina Schmidt, uma imponente edificação, construída com arquitetura no estilo industrial britânico, preservada com todo o seu maquinário para extração do açúcar e do aguardente pela cana
O acervo do Museu da Cana é composto de moderna maquinaria escocesa e francesa de fim dos anos de 1880: moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores, trazidos da Europa para o Brasil ainda na época da monarquia e até hoje preservados em suas posições originais dentro da linha de produção do Engenho Central de Sertãozinho.
Horários: Terça a sexta e aos domingos, das 09h às 16h
A Cana-de-açúcar na História do Brasil
Exposição permanente
Visitantes espontâneos – Visita Guiada
A exposição apresenta a história da cana-de-açúcar no Brasil desde sua introdução pelos portugueses, destacando o cultivo inicial no litoral, o uso de mão de obra escravizada e a produção nos engenhos de Bangue. Também aborda o avanço tecnológico com a Revolução Industrial, a criação de engenhos centrais e o desenvolvimento da economia paulista, com foco na Usina Schmidt em Sertãozinho. A exposição busca oferecer ao visitante uma compreensão do papel da cana-de-açúcar no crescimento econômico do Brasil.
Nossa equipe fica disponível para oferecer aos visitantes uma monitoria guiada.
Horários: de terça-feira a sexta-feira e aos domingos, das 9h às 16h.
História da Cana-de-açúcar no Brasil e no Mundo
Exposição temporária
A exposição apresenta de forma cronológica, o trajeto da cana-de-açúcar no Mundo e no Brasil.A Exposição apresenta 16 painéis com ilustrações e textos sobre o percurso histórico da cana-de-açúcar, desde o início de seu cultivo na Nova Guiné em 8.000 a.C., até a sua chegada em terras paulistas pelas mãos de Martin Afonso de Souza por volta de 1500, e segue até o século XX.
Os painéis foram doados ao Museu da Cana pelo Grupo Colorado. Os conteúdos e curadoria foram criados pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach).
Local: Sala do Ensaque – Museu da Cana
Horários: Terça a sexta e aos domingos, das 9h às 16h
Exposição virtual: acesse aqui.
500 anos de História da Cachaça no Brasil
Exposição temporária
A exposição direcionada ao público maior de 18 anos está organizada em duas edificações do Museu da Cana. Curadoria de Erika Moretini e Leila Heck com expografia de Rita Fantini, Onésimo Carvalho e Gabriela Moura.
No recente local de visitação, o Alambique que produz a cachaça Engenho Central com novo maquinário, é possível conhecer parte da história da Cachaça do Brasil relacionando o processo de produção e industrialização. Outra parte da exposição está localizada na antiga Casa da Cachaça e Almoxarifado do Engenho Central, edificação restaurada para adequação da exposição. Dentre os objetos expostos destaque para os tachos de cozimento e cones para purgar açúcar da época do Brasil colonial e vidraria de aguardente da época que o Engenho Central produzia produtos destilados da cana-de-açúcar.
Local: Alambique e Casa da Cachaça
Horários: Terça a sexta e aos domingos, das 09h às 16h
Classificação indicativa: maior de 18 anos
Galeria de fotos: clique aqui.