Realizações

2006 à 2012

Projeto de implantação do museu (então Museu Nacional do Açúcar e do Álcool) apresentado ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) – recuperação de cobertura das edificações centrais, do barracão das carroças e do antigo escritório e reforma da sede administrativa, conduzidas pelo Arquiteto Mário Sérgio R. S. Nobre.

Veja fotos

2013

Proposta museológica e de zeladoria dos edifícios (coordenação de Leila Heck e Angelica Fabbri) – serviços de projetos e execução das obras pelo escritorio de arquitetura R2B e de restauro realizado pelo Estúdio Sarasá com ações de conservação predial e de formação de mão de obra – entrega da etapa de implantação do museu e abertura ao público, em 14 de dezembro.

Veja fotos

2014

Primeiro ano de funcionamento do Museu da Cana; elaboração do Planos Museológico; implantação do ´projeto de Bombeiro (AVCB); implementação de parcerias com órgãos públicos, privados e pesquisadores; tratamento de documentos textuais e museológicos; registros de história oral; Ciclo de Palestras contendo 18 títulos sobre o patrimônio sucroenergético; instalação de placas informativas e legendas sobre os edifícios e processos de produção do açúcar;

Veja fotos

2015

Restauração “Casinha 13”, e telhados do edifício principal, destruídos por consequência de chuva e ventos fortes; II Arraial do Engenho – festa cultural do Engenho Central realizada desde 1964 por seus moradores e mantida pelo Museu da Cana; implantação dos programas arte-educativos do Museu da Cana; Exposição: “Engenho Central – Sua transformação em Museu da Cana; Apresentação do Coral Minaz com o espetáculo “Minaz Rock.

Veja fotos

2016

Restauração do “Galpão das Carroças” – telhados e pilares e readequação para “Galpão Cultural”; produção de recursos de acessibilidade; revisão de pilares do “Galpão da Moenda” e “Pátio da Cana”; desenvolvimento do programa de domingo Quintal do Museu, implantação de escola para capacitação para o primeiro emprego para jovens entre 14 e 21 anos, por meio de parceria com SENAR e Sindicato Rural de Sertãozinho e Secretaria de Educação de Pontal.

Veja fotos

2017

Ano de forte recessão econômica, dificuldades de captação de recursos para o Museu da Cana; participação do Museu da Fenasucro; reidratação de todo o madeiramento dos equipamentos da Usina Schmidt, portas e janelas; revisão de calhas e telhados; restauro piso tijoleiras Oficina mecânica; implantação de cronograma de conservação;

Veja fotos

2018

Implantação de sistema de reaproveito de água de chuva com criação de dutos de escoamento dos telhados ao açude; implantação de sensores em postes de luz; revisão de estrutura de telhados – Usina Schmidt e Oficina Mecanica; Primeiro ano de realização do programa “Colhendo Memórias: Museu – escola”; exposição itinerante: Manifestações Folclóricas no Museu da Cana: Sentidos e significados das festas populares através da fotografia.

Veja fotos

2019

Restauração da bocha (Galpão Cultural”; Revisão dos telhados e paredes de 19 casas situadas na área de morada do Engenho Central; limpeza e pintura do edifício Destilaria; Exposição “Memória do Trabalho – do Engenho Central ao Museu da Cana”; Exposição sob o título: “ O que é o Engenho Central para Você?”; Oficinas de Conservação de Livros e pequenos reparos; PALESTRAS: 1.”Paisagens Infinitas”; Oficina de Arte Ser Naif; 2. Prospecção histórica e arquitetônica do Engenho Central”; revisão do projeto AVCB;

Veja fotos

2020 à 2022

Projeto Plurianual Museu da Cana: Realizada ao longo dos anos de três anos os quais impactaram o mundo em razão da Covid-19, implementamos atividade remotas que propiciaram a produção, o intercâmbio e a fruição na área de patrimônio cultural, com profissionais, estudantes e instituição de cultura de vários lugares do país.; implementação do Programa verdear: Museu – escola;

Veja fotos

2023

10 anos de Museu da Cana. Atualização do Plano Museológico do Museu da Cana. Documento produzido em 2023, por meio do PROAC Edital 36/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo. Esse mecanismo possibilitou a revisão do Plano Museológico do Museu da Cana, coordenado e desenvolvido pela museóloga Elisabeth Zolcsak – Premio Governador do Estado de São Paulo – Em novembro, o Museu da Cana foi premiado em primeiro lugar, na categoria Museus,, pela realizaçao do Projeto “Colhendo Memórias”, idealizado e executado por Marias Esteves e realizado no Museu da Cana . O projeto é voltado para alunos do ensino fundamental da rede pública de Pontal, e desde 2018, todas as edições aprovadas pelo Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS.